Serviços

Topografia

Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra ou outros corpos astronómicos incluindo planetas, luas, e asteroides. É ainda o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies destes corpos, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.

A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, etc..

O termo só se aplica a áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo geodésia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção.

A topografia atua em áreas relativamente pequenas da superfície da Terra, de modo que sejam representadas particularidades da área, como construções, rios, vegetação, rodovias e ferrovias, relevos, limites entre terrenos e propriedades e outros detalhes de interesse em duas dimensões sobre os eixos Norte (Y) e Este (X), e representado por meio de cotas a altimetria (Z).
A topografia tem diversas aplicações essenciais para a construção civil. Por meio dela, é possível coletar informações de um terreno como relevo, limites entre terrenos, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento.
Esses dados são informados aos responsáveis pela execução de um projeto por meio de um documento chamado levantamento topográfico

E como a topografia ajuda na construção civil? Um exemplo simples é quando há a compra ou venda de um terreno, já que suas características precisam ser informadas ao futuro proprietário.

A topografia também é usada para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos.

Processos