TERRAPLENAGEM

Terraplenagem

Terraplenagem é um termo muito utilizado nas construções de obras a fim de definir um efeito de terraplenar, que é o ato de deixar um terreno com o nivelamento definido por projeto. Isto é obtido através do aterramento de depressões, além da realização de cortes e remoções dos locais onde existem materiais em excesso. Em geral, a principal função da terraplenagem é aperfeiçoar os terrenos, principalmente com o objetivo de nivelar, encher e retirar o excesso do solo existente.

Este termo, que está completamente relacionado à construção civil, é um processo feito na maioria das construções. Sejam obras de pequeno, médio e grande porte, a terraplenagem sempre costuma ser realizada. Hoje, já existem técnicas de execução definidas por normas, sendo que o processo vem evoluindo há muitos anos. Para se ter ideia, ela foi feita pela primeira vez por egípcios e babilônios.
nicialmente, você deve saber que, para realizar a terraplenagem de maneira correta, é necessário saber quais as máquinas pesadas mais indicados para a realização da obra em cada caso. Sendo assim, será completamente necessária a avaliação do tipo de solo.

Vale colocar em questão até mesmo a vegetação do local. Realmente é necessário este tópico para que, de forma alguma, a escolha da máquina errada acabe por prejudicar o local a ser trabalhado. O tamanho do terreno também deve ser avaliado para evitar equipamentos pesados demasiadamente grandes o que pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho desenvolvido.

De fato, muitas máquinas podem ajudar a limpar o ambiente durante a terraplenagem, mas a verdade é que a sujeira poderá complicar e atrasar o trabalho. Portanto, é indicado que você providencie a limpeza das áreas onde será necessário realizar a terraplenagem. Este, geralmente, é o primeiro passo a ser executado pelo setor de produção do empreendimento.

Processos