Serviços

Execução de obras

A Execução de Obra é anotada exclusivamente pela atividade 2.1.1 do RRT do CAU (quando arquiteto e urbanista) ou pela atividade 25 da ART do CREA (quando engenheiro). E, ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam por mero desconhecimento, não existe limite de área ou número de pavimentos que possam ser de responsabilidade de arquitetos e urbanistas, inclusive estrutural.

Por exemplo, um arquiteto não pode se responsabilizar sozinho por estradas, ferrovias, pistas de aeroporto. O engenheiro, por sua vez, não pode se responsabilizar de forma solitária por planos diretores, urbanismo, projetos arquitetônicos, entre outras atividades.

A execução da obra é a construção propriamente dita do edifício. É recolhida por quem compra o material, contrata a mão-de-obra, tem autoridade sobre a equipe, faz a gestão dos terceirizados e processos construtivos, e assim por diante. O responsável pela execução da obra faz um acompanhamento muito mais direto e frequente que aquele responsável por sua direção, demanda muito mais tempo e esforço, além de envolver maior responsabilidade.

Processos